Alimentos essenciais para a saúde do homem

Alimentos essenciais para a saúde do homem

Nos homens, diferentes das mulheres somos conhecidos por sermos mais relapsos em relação a manutenção da saúde.

Não temos aquele costume de ir anualmente ao médico, tampouco fazemos a realização de importantes exames de rotina, além de termos hábitos mais sedentários.

Se você acha que é exagero, veja os números que o Ministério da Saúde divulgou numa pesquisa feita com 6.141 homens:

  • 31% deles não possuem o hábito de ir às unidades de saúde para buscar auxílio na prevenção de doenças.
  • Quase a metade dos entrevistados disse que não vai ao médico porque nunca foi preciso fazer exames ou check-up anual.

Devido a esta falta de cuidado com a saúde, os homens tendem a viver em média seis anos a menos do que as mulheres! Mas lembre-se que cuidar da saúde é algo que deve ser inerente, para mulheres ou homens, ok?

Por isso, prevenção é a palavra ordem quando falamos do universo masculino. Aqui em nosso blog temos muitos artigos sobre saúde do homem, aproveite e informe-se!

Parte essencial desse cuidado com a saúde é ter uma boa alimentação, saudável, diversificada e rica em frutas, verduras e fibras. Apesar de anatomicamente semelhantes, os homens e as mulheres têm características e necessidades totalmente diferentes.

Alguns alimentos em especial, oferecem benefícios para o organismo masculino de diferentes maneiras.

Histórias sobre os últimos alimentos saudáveis da moda aparecem constantemente. É importante ter em mente, entretanto, que não existe uma única dieta perfeita.

Você deve adaptar a dieta e o consumo de acordo com as suas necessidades corporais e a manutenção da sua saúde.

E para ampliar nosso rol de artigos que falam da saúde masculina, hoje iremos te apresentar os alimentos essenciais para manutenção da saúde do homem.

Existem milhares de alimentos saudáveis no planeta.Escolhemos aqui os alimentos que se destacam pela habilidade de prover benefícios para o corpo do homem.

1 – Peixes gordurosos

Nessa categoria da carne de peixe entram aqueles que são peixes ricos em ômega 3, uma gordura saudável que o nosso corpo não produz e só é adquirida por meio da alimentação. São eles:

  • salmão
  • atum
  • sardinha

 

O ômega 3 é um ácido graxo essencial para a saúde do coração e para o sistema nervoso, ajudando, inclusive, a reduzir problemas como a depressão e até prevenir o câncer.

Esses peixes possuem ainda queratina e colágeno, que ajudam a manter a pele, as unhas e os seus cabelos, mais fortes. Devido a isso essas carnes brancas também auxiliam na prevenção da calvície, um problema que afeta cerca de 20% da população masculina.

Estes tipos de peixes são tão importantes na alimentação que a The American Heart Association (Associação Americana do Coração) recomenda que eles façam parte de nossa rotina alimentar pelo menos duas vezes por semana!

Que tal incluir essas proteínas tão importantes para a saúde masculina na sua alimentação?

2 – Frutas vermelhas

Frutas vermelhas

Você sabe quais são as frutas vermelhas?

  • morango
  • framboesa
  • amora
  • mirtilo

 

Além de lindas e super nutritivas, as famosas frutas vermelhas são uma das fontes mais potentes de antioxidantes!

Elas são ricas em:

  • fitoquímicos
  • antocianinas
  • catequinas
  • ácido elágico
  • flavonóides
  • ácido gálico
  • quercetina
  • rutina
  • vitamina C.

Elas também ajudam a prevenir várias doenças, veja só:

  • infecção urinária
  • doenças cardíacas
  • perda de memória
  • e até alguns tipos de câncer!

Como você pode ver elas são pequeninas mas poderosas!

3 – Alho Cebola, alho, alho-poró e cebolinha

Alho e Cebola para a Saúde

Garanto que você nunca imaginou que algo tão trivial como esses temperos usados diariamente na cozinha e que vão em praticamente todos os pratos salgados fossem importantes na manutenção da saúde masculina né?

Pois eles, além de temperarem naturalmente os alimentos, são super importantes para o tratamento de gripes e infecções!

Cebola, alho, alho-poró e cebolinha ajudam a dar mais sabor aos pratos. Mas eles também são poderosos agentes contra doenças. Estudos mostraram que esses vegetais também reduzem o colesterol e a pressão alta.

Também auxiliam em uma parte fundamental na saúde de todo homem: a produção de espermatozoides. Isso ocorre pois eles melhoram a circulação sanguínea na região genital.

Quem está tentando ser papai e quer dar um gás na sua fertilidade deve incluir esses poderosos alimentos na sua dieta!

O alho em especial aumenta a imunidade do homem de forma considerável além de contar com propriedades antibióticas, antivirais e antifúngicas.

4 – Nozes e oleaginosas

Nozes e oleaginosas

As nozes são frutas oleaginosas muito importantes para a saúde sexual masculina.

Por terem propriedades que ativam a circulação sanguínea na região genital, seu consumo equilibrado ajuda a prevenir a disfunção erétil!

Como as nozes têm as gorduras monoinsaturadas, estas colaboram de forma muito positiva no corpo do homem, auxiliando na redução do colesterol e diminuindo o risco de diabetes.

As nozes reduzem o colesterol pois são compostas também por fitoesteróis, que quando chegam ao intestino do homem reduzem a absorção do colesterol.

Nutricionistas recomendam que a ingestão de 2,5 a 3 gramas de nozes por dia pode reduzir o nível de gordura no sangue em cerca de 15%! Mas para ter resultados eficazes, seu consumo deve ser diário.

As oleaginosas em geral são riquíssimas em  vitaminas e minerais, destacando-se o selênio. que é um forte aliado na prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares, auxiliando no controle da pressão arterial e auxiliando a imunidade.

5  – Brócolis

Brócolis

Se você achou que não haveriam vegetais nessa lista, se enganou amigo.

Os vegetais de folhas verdes em geral são muito benéficos à saúde, mas o brócolis em especial é fonte de fibras e vitamina C, que previne o envelhecimento precoce, além de ser  rica em aminoácidos que elevam os níveis de testosterona.

Lembre-se de incluir o brócolis na sua dieta para cuidar da sua testosterona!

6 – Feijão

O feijão é um item alimentício que não falta à mesa dos brasileiros, o feijão é rico em zinco, um mineral diretamente ligado à produção da testosterona, pois estimula a glândula tireoide.

O zinco ainda favorece a mobilidade dos espermatozoides, o que evita a infertilidade e previne o câncer de próstata.

O consumo regular de feijão é extremamente benéfico para a saúde masculina, pois este alimento é poderoso em proteína, fibra, ferro, potássio, magnésio e zinco.

Pesquisas também mostram que ele está associado a menor risco de doenças cardíacas.

7 – Linhaça

Problemas cardiovasculares, como hipertensão e infarto, são algumas das principais causas de morte entre os homens. E a linhaça é um potente aliado na prevenção e combate a essas doenças.

8 – Vinho tinto

Todo mundo já ouviu que uma taça de vinho tinto por dia pode auxiliar na boa saúde.A premissa é verdadeira!

Diversos estudos mostram que quando consumida com regularidade e sem exageros, o vinho ajuda no controle da pressão arterial e é fonte resveratrol, antioxidante que evita o envelhecimento precoce.

9 – Ostra

As ostras além de afrodisíacas, ajudam a aumentar a produção de testosterona melhorando também a libido masculina.

Além de deliciosas, também são ricas em zinco, e auxiliam em problemas de fertilidade e doenças da próstata. São caras (risos) mas eficientes na saúde masculina. Bacana né?

10 – Aveia

Alguns estudos mostram que o diabetes tipo 2 é uma das principais causas da disfunção erétil. E por ser rica em fibras, a aveia é fundamental para evitar o desenvolvimento dessa doença.

Use-o combinado com frutas e legumes e outros itens desta lista, a fim de potencializar seus efeitos e driblar a diabetes. E diferente da ostra, a aveia é bem barata e fácil de achar, então não tem desculpas para deixa-lá fora da sua dieta.

Mais uma dica. Combinando nozes e aveia, você ampliará de maneira interessante a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino.

É um dos alimentos mais ricos em fibras, já que 10% do seu peso é fibra e o seu consumo favorece o trânsito intestinal.  Dessa forma, ela evita o acúmulo de gordura abdominal em excesso, um dos principais fatores para problemas cardiovasculares.

O consumo de aveia também ajuda na perda de peso,  porque dá muita sensação de saciedade ao mesmo tempo que ajuda a baixar o colesterol.

11 – Tomate

Tomate

O licopeno, antioxidante que confere a cor vermelha ao alimento, fortalece o sistema imunológico e é um aliado incrível na prevenção ao tumor de próstata, o mais frequente nos homens e o segundo que mais leva a óbito por câncer.

Caso você não saiba o consumo do tomate, que na verdade é uma fruta, diminui em até 35% o risco de desenvolver câncer  da próstata. Ele tem mais valor nutricional se for usado no refogado, como molho ou até mesmo em formato de sopa.

12 – Abacate

Abacate

O abacate é rico em nutrientes muito importantes para o organismo do homem como:

  • cálcio
  • potássio
  • vitamina C
  • fósforo
  • magnésio
  • lipídios
  • ferro
  • cobre
  • zinco
  • vitamina E e A.

 

Ele também é rico gordura vegetal de boa qualidade além de ser muito energético e ótimo para a saúde cardiovascular, prevenindo problemas como a hipertensão, comum entre nós homens.

13 – Ovo

O ovo já foi vilão. Durante muito tempo o recomendado era evitar comer mais que três ovos por semana. Os novos estudos porém, mostraram que não há limites de quantidade.

A clara é uma proteína pura, com alto valor biológico e dotada de todos os aminoácidos essenciais. Além da clara, a gema tem ainda um papel importante. É uma gordura de boa qualidade que também deve ser consumida.

O ovo além de todo esse potencial nutritivo e benéfico para o homem, também é um alimento muito democrático, que pode ser consumido de inúmeras formas, em diversos tipos de receitas.

14 – Água

É dos alimentos mais importantes para o ser humano, independente do sexo.

Novamente, nos homens com nossa mania de pouco cuidado com a saúde, acabamos não valorizando o valor importantíssimo e fundamental que a água tem.

Se você quer saúde e bem estar para seu corpo, meu amigo você não pode se esquecer da hidratação! Biologicamente precisamos de mais água que as mulheres porque temos mais músculos.

A água é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organismo, seja ele masculino ou feminino.

15 – Vegetais crucíferos

Apesar do nome estranho, eles são velhos conhecidos da dieta de qualquer pessoa. Veja quem são eles:

  • repolho
  • brócolis
  • couve folha
  • couve-flor
  • couve de bruxelas
  • nabo,
  • agrião
  • rabanete

 

Até pouco tempo só se sabia que eles eram ricos em vitaminas e minerais além de serem boas fontes de fibras.

Recentemente porém, estudos mostraram que esses vegetais possuem compostos que ajudam a prevenir várias doenças, inclusive o câncer.

O consumo desses vegetais tem sido associado com a redução do risco de câncer por conta do alto conteúdo de glicosinolatos encontrado nesses vegetais, além de conterem luteína e zeaxantina, que são importantes para a saúde das células e dos olhos.

Então nada de ser aquele cara que não come vegetais amigo, inclua-os na sua dieta imediatamente.

16 – Chás

Resultado de imagem para Chás

Pesquisas sugerem que os antioxidantes dos chás podem prevenir câncer, doenças do coração e diabetes. Também podem ajudar a perder peso por fazerem a gordura ser metabolizada com mais eficácia.

Os tipos de chás são inúmeros, cada um com seu benefício específico. Potencialize ainda mais os benefícios do seu chá preferido com uma dica super simples!

Basta espremer um pouco de limão, pois isso vai fazer com que seu corpo absorva 80% a mais dos antioxidantes presentes no chá.

17 – Maçã

As maçãs contêm pectina, que alguns estudos na área da nutrição tem demonstrado baixar o açúcar no sangue e os níveis de colesterol.

As maçãs também possuem muita Vitamina C, que é extremamente benéfica e necessária ao corpo humano.

Alimentos com baixo teor de gordura de leite

Estudos mostraram que esses produtos podem ajudar a perder peso, particularmente na área abdominal.

Também são fontes de cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A, D e B12.

Investir na sua saúde é importante!

Como você pode ver, a gama de alimentos essenciais para sua saúde é ampla e agrada a gregos e troianos.

Por isso não tem desculpas para não incluir alguns na sua dieta! Investir na sua saúde e autoestima não tem preço. Então conheça já nossos extensores penianos, pensados para serem confortáveis e efetivos.

Além disso, são 100% seguros e recomendados por médicos especialistas na área.

Ganhe aqueles centímetros que você está sonhando há muito tempo com o VacExtensor!

Deixe uma resposta