O que é o câncer de próstata

Esse tipo de câncer que surge na próstata é uma pequena glândula que tem uma forma de noz que cobre a uretra masculina bem embaixo da bexiga urinária. Apenas o exame de toque retal pode detectar esse problema, mas muitos homens não se submetem a esse procedimento, frequentemente.

A principal função dessa parte masculina é armazenar e secretar um fluido claro que 10 a 30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozoides se forma o sêmen.

Atualmente, o câncer de próstata é um dos mais frequentes e que mais matam os homens. O tumor normalmente cresce lentamente e no inicio fica preso a glândula, local onde algumas vezes pode não trazer sintomas ou danos sérios aos homens. Entretanto, existem os casos mais agressivos e que podem se espalhar de forma rápida pelo organismo.

Sintomas de câncer de próstata

Existem os estágios iniciais de um câncer de próstata que até em um exame não seja palpado. Porém quando os tumores que estão em estágio avançado podem causar sintomas como:

  • Dor nos ossos;
  • Problemas urinários;
  • Sangue na urina;
  • Sangue no sêmen;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Diminuição da força do jato urinário;
  • Edema (inchaço) nas pernas;

Diagnóstico do câncer de próstata

O exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), através do exame de sangue pode ser feito em homens acima de 50 anos de idade, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas.

Aproximadamente 20% dos homens que tem câncer de próstata apresentam uma proteína do sangue normal. Para descobrir é melhor realizar os exames.

Causas de câncer de próstata

Infelizmente as causas do câncer de próstata  ainda não estão claras, entretanto o tumor tem seu inicio quando células da próstata sofrem alterações no seu DNA, o que consequentemente leva a mudanças no crescimento e divisão celulares. Desta forma, o processo começa a acontecer de maneira mais rápida do que o normal.

Veja isso também:  E aí, Doutor? Programa tira dúvidas masculinas

Com o acumulo de células anormais o tumor se forma e pode chegar a crescer bastante e invadir tecidos próximos. Além disso, algumas dessas células podem se separar e fazer a metástase, ou seja, se disseminar para partes diferenciadas do corpo.

Fatores de risco

Existem fatores que podem aumentar as chances de tumores na próstata, são eles:

Idade avançada, pois com o envelhecimento, o risco de câncer de próstata aumenta, se tornando mais comum acima de 65 anos de idade.

Histórico familiar pode ser um fator de risco, porque se um homem já teve em sua família histórico de câncer de próstata seu risco de ter um, aumenta.

Ser negro pode ser um fator de risco mesmo sem ser claro o motivo.

Obesidade pode levar a esse tipo de diagnóstico e homens obesos tendem a ser identificado já num estágio avançado.

Prevenção

O homem deve se prevenir realizando o toque retal e da dosagem do PSA frequentemente.

 

E se você deseja ter um pênis maior e mais largo, o Vac Extensor é para você. Confira!

 

Avalie este Artigo

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fechar Menu
×

Carrinho

Nosso WhatsApp